Mulheres podem decidir cada vez mais quando terem seus filhos

Nas últimas décadas a participação da mulher na sociedade tem aumentado significativamente. Hoje elas ocupam cargos e carregam títulos que antes eram de exclusividade dos homens, e isso tem acontecido principalmente em função do seu poder de decisão sobre quando ter filhos.

As mulheres já não precisam mais deixar que a natureza decida quando a maternidade chegará em suas vidas. É sobre isso que nós vamos conversar neste artigo, para que você entenda de que forma os avanços e inovações da medicina estão permitindo que as mulheres planejem melhor a hora certa de serem mães. Continue lendo!

A participação da mulher na sociedade

A invenção e desenvolvimento de métodos contraceptivos mudaram expressivamente o rumo da nossa sociedade. Antigamente, a função principal das mulheres era cuidar da casa e dos filhos, sendo que a família muitas vezes acontecia cedo em suas vidas, dificultando a sua participação ativa na sociedade.

Porém, com a possibilidade de adiar a maternidade as mulheres, hoje, conseguem concluir os seus estudos, construir uma carreira e depois pensar na concretização da família. Dessa forma, agora elas representam uma parcela grande de pessoas influentes e profissionais que contribuem de forma direta para o desenvolvimento e progresso.

Mas não podemos negar que o envelhecimento natural do organismo humano traz empecilhos para a gravidez. Após os 35 anos de idade a mulher já começa a sentir dificuldades para engravidar, porque a qualidade dos seus óvulos fica comprometida.

Por isso, muitas delas preferiam abrir mão da carreira para realizarem o desejo de ser mãe, de modo que pudessem aproveitar a idade mais favorável para uma gestação. Porém, isso também já foi superado pelos avanços na medicina, e hoje o poder de decisão da mulher aumentou ainda mais.

A fertilização in vitro e o planejamento familiar

Todos os óvulos de uma mulher já nascem com ela e são liberados ao longo de sua idade fértil conforme amadurecem. Por isso, assim como todas as células do corpo feminino envelhecem, com o passar do tempo os óvulos também têm a sua qualidade comprometida quanto mais idade a mulher tiver.

É por isso que as mulheres mais maduras podem ter dificuldade para engravidar de forma natural. Mas as técnicas de reprodução assistida ajudam a driblar essa característica natural e permitem à mulher um poder de decisão maior ainda na hora de ser mãe.

É possível fazer o congelamento dos seus gametas para que ela garanta células jovens e saudáveis para o momento exato em que optar por uma gestação. Dessa forma pode realizar outros objetivos em sua vida e encontrar o parceiro ideal para construir uma família.

Afinal, seus óvulos estarão preservados e, quando ela se sentir preparada para engravidar, a fertilização deles é feita por meio da técnica in vitro. Assim, ainda que ela tenha passado dos 35 anos de idade poderá desenvolver embriões saudáveis com o suporte das técnicas de reprodução assistida.

Não é preciso mais deixar planos e sonhos de lado ou encarar o desafio da maternidade para aproveitar o pico da fertilidade feminina. Tendo seus óvulos congelados a mulher pode planejar toda a sua vida sem pressa nem a pressão de correr contra o tempo.

Isso lhe permite benefícios em diversos aspectos, afinal, ela consegue construir a sua carreira, estabilizar a sua vida financeira, viver experiências diversas, encontrar o parceiro ideal e então ser mãe no melhor momento da sua vida para isso.

Veja também: Vasectomia- quero ter filhos!

Dessa forma a maternidade vem como um presente e não uma responsabilidade que lhe é imposta. Assim, ela consegue aproveitar melhor esse momento tão especial, estará madura o suficiente para criar e educar o seu filho e isso lhe trará realizações ainda maiores.

É direito de toda mulher decidir quando ter um filho e hoje nem mesmo o relógio biológico pode lhe tirar esse poder de decisão. É dessa forma que ela consegue realizar tudo aquilo que pretende e deseja em sua vida, sem ter que optar entre um sonho ou outro.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira

Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 525 - conj. 52
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

plugins premium WordPress