Pólipos Uterinos

O que é Pólipo Uterino?

Você sabe o que é Pólipo Uterino? Eu vou te explicar neste vídeo.

Meu nome é Armindo Dias Teixeira.

Pólipo Uterino são projeções da mucosa do útero, no interior da cavidade uterina. O útero é revestido por uma camada, que é o tecido endometrial, que aquela camada que vai crescendo durante o ciclo menstrual e na menstruação ela descama.
Nesse tecido endometrial pode haver uma projeção e formar um nódulo. E isso sim é pólipo uterino.

Sintomas

O pólipo uterino, ele pode ser assintomático, o paciente pode não sentir absolutamente nada, porém muitas pacientes apresentam:

  • Aumento do fluxo menstrual;
  • irregularidade menstrual; e
  • sagramento às relações.

 

Pólipo Uterino x Infertilidade

Do ponto de vista reprodutivo, o pólipo pode causar alguma dificuldade, principalmente dependendo do tamanho. Pólipos que tem um tamanho muito grande pode dificultar a implantação embrionária.

A implantação embrionária ocorre, evidentemente, dentro da cavidade uterina. Se existe alguma formação ocupando um espaço, a implantação embrionária pode estar dificultada. Uma outra causa de dificuldade para engravidar, nos casos dos pólipos uterinos, vai depender da sua localização. Existem pólipos que estão muito juntos ao orifício da trompa, esses pólipos ocluindo este orifício dificultaria o encontro do óvulo e do espermatozoide.

Diagnóstico

Então diagnóstico primeiramente é clínico, é aquilo que a paciente conta para nós, um aumento de fluxo menstrual, uma irregularidade menstrual e depois nós vamos pedir os exames complementares: um ultrassom é um ótimo método para fazer a suspeita do pólipo endometrial.

Existe uma imagem característica desses políticos e a partir desse momento nós vamos terminar a pesquisa. O padrão ouro para se fazer o diagnóstico do pólo endometrial é a Histeroscopia Diagnóstica.

O que é Histeroscopia Diagnóstica?

Histeroscopia Diagnóstica é um exame endoscópico, que se faz dentro do útero, é uma micro-câmera que é introduzido através do canal cervical, com essa câmera nós entramos dentro do útero e através do monitor nós temos uma imagem real da condição intra-uterina.

Tratamento

Aí é fechado o diagnóstico do pólo endometrial. Posteriormente dependendo do pólipo, nós vamos partir para o tratamento.
O tratamento é realizado através da Histeroscopia cirúrgica ai já é um procedimento hospitalar, onde a paciente vai ser submetida anestesia e através da Histeroscopia, através dos canais naturais nós fazemos a inserção desse histeroscópio acoplado a uma câmera, onde entra um bisturi elétrico e nós vamos fazer a ressecção desse pólipo, através desse procedimento cirúrgico.

É um procedimento relativamente rápido, a paciente tem alta no mesmo dia, se afasta pouco tempo das suas atividades habituais e a partir do primeiro ciclo depois da cirurgia, a paciente já está apta para as tentativas de engravidar.
Se você gostou deste vídeo de um like e se inscreva no nosso canal para receber mais informações.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira

Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp