Impacto dos Miomas na Fertilidade

Introdução

Os Miomas são tumores uterinos benignos de natureza muscular lisa. Esses Miomas podem causar sangramento uterino anormal, dor e pressão pélvica, incômodos urinários e intestinais, bem como podem causar complicações gestacionais. O diagnóstico pode ser feito por exame pélvico clínico, ultrassom ou outros testes de imagem.

Tratamento dos Miomas

O tratamento da paciente depende muito da sua vontade de querer continuar fértil e do desejo de manter o útero.

O tratamento pode incluir contraceptivos hormonais orais, terapia pré-ciúrgica breve, GnRH*, para diminuir o tamanho dos miomas, bem como outros procedimentos cirúrgicos definitivos.

Quem pode ter Mioma Uterino?


Os miomas uterinos são os tumores pélvicos mais comuns, ocorrendo com bastante frequência em mulheres com até os 45 anos de idade, sendo na sua maioria pequenos e assintomáticos. E cerca de 25% das mulheres brancas e 50% das mulheres negras com o decorrer do tempo podem desenvolver miomas sintomáticos.

Como o Mioma pode Afetar a Fertilidade?

Os miomas submucosos, que surgem na camada média da parede do útero, interferem na fertilidade feminina, podendo causar até mesmo o aborto ou o parto prematuro. Já os miomas intramurais, que se desenvolvem na parede interna do útero, possuem consequências neutras ou indefinidas.

__

(*) GnRH – Hormônio que estimula a hipófise a liberar o hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), que são necessários à gametogênese para a reprodução humana.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp