Como preservar a fertilidade

Indicações

Existem duas indicações para a preservação da fertilidade: a preservação médica por alguma doença que pode comprometer a função ovariana; e a preservação social, paciente que está adiando a maternidade, chegando a uma idade perigosa, por volta dos 35 a 37 anos e ainda não tem um parceiro, está procurando se dedicar à carreira, ou seja, todos aqueles motivos que levam as mulheres a engravidar cada vez mais tarde.

Preservação médica

A preservação médica seria naquelas pacientes que foram acometidas por algum tipo de câncer. Sabe-se que hoje existem inúmeros casos de câncer que são completamente curáveis. Depois do período de tratamento o paciente tem a sua função reprodutiva e a vida absolutamente normal.

Muitas vezes quando se tem o diagnóstico de um câncer é uma notícia devastadora, as pessoas acabam não se lembrando da parte reprodutiva, assim entra uma função muito importante do médico, oncologista e eventualmente, alguém da família que o lembre desse assunto, pois quando é um diagnóstico de câncer as pessoas focam mais no tratamento e esquecem a parte reprodutiva.

O grande problema das pacientes com câncer é que existem muitos tratamentos que englobam radioterapia e quimioterapia, e de alguma maneira agridem a função ovariana. Essa paciente terá uma diminuição da sua reserva ovariana e quando quiser engravidar não terá as células germinativas, os óvulos.

Nessas pacientes, o que se faz é estimular a ovulação, fazer a preservação congelando os óvulos e depois do tratamento usar esses óvulos em gravidade.

Veja também: 4 Dicas para aumentar ou preservar a fertilidade.

Preservação social

Na questão social, a paciente que está se dedicando ao trabalho e quer fazer a preservação, o que se faz também é estimular a ovulação, fazer a coleta desses óvulos e congelar.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp