A importância da qualidade dos óvulos na FIV

Qualidade dos óvulos

Temos que pensar tanto na qualidade do óvulo quanto do espermatozoide. A junção de duas células germinativas com boa qualidade tem uma chance maior de gerar um bom embrião.

No que se referem à qualidade do óvulo, nós temos que pensar do ponto de vista global na saúde da pessoa. Para termos um bom óvulo, temos que ter uma pessoa saudável. 

Precisa corrigir tudo que envolve a vida dessa pessoa, se for uma paciente obesa, é necessária emagrecer, hábitos de fumar e beber tem que corrigir, pois ataca todas as células do organismo, incluindo os óvulos.

Do ponto de vista de poluição, questões ambientais e certos alimentos são decorrentes de muito cuidado para que a paciente tenha uma boa qualidade ovular.

Uma questão que não tem como corrigir, mas alertar as pacientes que estão retardando a maternidade é a questão da idade. A idade é outro fator também que altera a qualidade dos ovos.

É necessário pensar na saúde de uma maneira geral, imaginar que o óvulo é uma célula que está sendo agredida por uma série de questões que, durante a história clínica da paciente, descobrir e fazer de tudo para que ela corrija os fatores que estão alterados.

No homem vale a mesma coisa, para um bom espermatozoide temos que corrigir certos hábitos, procurar uma série de doenças, para que tenha uma boa qualidade. Boa qualidade nós teremos um bom embrião, que pode gerar, junto com o endométrio, questão uterina e questões hormonais, produzir a gravidez.

Veja também: Como preservar a fertilidade.

Fertilização in vitro

Portanto, a fertilização in vitro pode sim falhar. Infelizmente não se tem 100% de taxa de gravidez, mas se corrigir previamente as questões femininas e masculinas, desde que a mulher não tenha uma reserva ovariana muito baixa e tiver tempo para fazer várias correções, a chance é de sucesso. Infelizmente, o 100% ainda está um pouco longe.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp