Corrimento vaginal: é normal? Como evitá-lo?

Idade reprodutiva

Primeiramente, a mulher na idade reprodutiva com o ovário reproduzindo os hormônios, existe pela atuação hormonal, uma umidade natural nos órgãos genitais.

Essa umidade varia de acordo com o ciclo menstrual. Uma mulher na idade reprodutiva, na época da ovulação, ela percebe uma secreção espessa, um muco transparente parecido com uma clara, isso é normal e não é corrimento.

Quando a mulher deve se preocupar?

Quando essa secreção tem cor, por exemplo, cor amarelada ou esverdeada, já denotando um processo infeccioso.

A paciente precisa procurar ajuda médica para determinar o que é. Quando aparecem essas secreções, são acompanhadas de algum sintoma, por exemplo:

  • Prurido, coceira;
  • Ardor;
  • Irritação nos órgãos genitais.

Os corrimentos mais comuns ocorrem em determinadas épocas do ano, por exemplo, no verão são muito comuns os corrimentos por fungos, agentes que gostam de temperatura elevada e local úmido.

É muito comum em épocas de verão e praia, as mulheres ficarem muito tempo com roupas íntimas molhadas, junto com o calor e acabarem propiciando o aparecimento de corrimento conduzido por um fungo, que é a Candidíase.

Os outros corrimentos esverdeados, amarelados, com aspecto purulento, tem que se investigar uma série de doenças, inclusive as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso é importante o paciente sempre fazer seus exames de controle.

Qualquer alteração na sua secreção vaginal procure um auxílio médico, fazer o exame de Papanicolau e se cuidando no que diz respeito à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp