Como a Endometriose se desenvolve

O que é

A endometriose é a presença de tecido endometrial fora do seu local normal. O endométrio, a camada que reveste o útero internamente. O local normal de o endométrio existir é dentro do útero. Igual o tecido que deveria existir somente dentro do útero, porém, quando está fora se chama endometriose.

Como se desenvolve

Existem algumas teorias, mas nem todas são totalmente aceitas. A mais aceita seria a teoria da menstruação retrógrada. A mulher quando menstrua, ocorre a eliminação do sangue menstrual junto com células do tecido endométrio, mas pelo refluxo nas trompas, algumas células se implantariam no abdômen. Esse refluxo menstrual é muito frequente, e nem todas as mulheres têm endometriose. Acredita-se que seja uma conjunção de fatores.

Essa paciente tem alguma questão imunológica ou genética que propicia com que essas células se desenvolvam ao decorrer da endometriose. Algumas mulheres podem ter essa tendência, outras não.

Veja também: Uma mulher com endometriose pode engravidar espontaneamente.

Existem algumas teorias falando que certas células do organismo acabariam se transformando em células que começam o processo da endometriose. Como não tem uma teoria definida, a mais aceita atualmente é essa. Fala-se em causas genéticas, causas ambientais, causas hormonais,existem uma série de fatores que levam pacientes a terem endometriose.

É uma doença muito prevalente, em torno de 10% das mulheres têm endometriose, e dentre as mulheres com dificuldade pra engravidar, em torno de 40% dessas pacientes têm endometriose.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp