Cerclagem Cervical

Meu nome é Armindo Dias Teixeira.

Tenho recebido algumas dúvidas e perguntas sobre o que é Cerclagem Cervical, provavelmente até pelo fato de um apresentadora famosa ter sido submetida a esse procedimento há algum tempo.

Por que se faz uma Cerclagem Cervical?

Então, por que se faz uma Cerclagem Cervical? Primeiro vou falar os motivos e no final eu vou falar o que vem a ser propriamente dito a Cerclagem cervical.

Existem muitas mulheres que, por alguns motivos, têm uma fraqueza no colo do útero, que é aquela parte inferior do útero que o torna fechado para suportar a pressão do seu aumento durante uma gestação, fazendo com que ele não abra antes do tempo e a paciente tenha uma perda gestacional precoce. No caso dessa fraqueza do colo uterino, são perdas mais tardias.

SAIBA: O que é Gravidez Ectópica 

Causas da fraqueza no colo do útero

Existem várias causas para essa fraqueza do colo. Normalmente existe uma associação dessa fraqueza do colo com outras más formações uterinas como:

  • Útero Bicorno; e
  • Útero Unicorno.

Existe essa associação entre essas más formações e essa alteração na abertura do colo do útero.

Então o que existe é uma fraqueza desse colo, ele se abre antes do tempo e para evitar que isso aconteça, nos lançamos mão dessa técnica que estão me perguntando, que é a Cerclagem.

O que é Cerclagem?

A Cerclagem é um procedimento cirúrgico que consiste em se fazer na paciente grávida, um ponto no colo do útero para ser feito o fechamento e corrigir essa fraqueza. Porque por pressão do volume uterino aumentando, não existe uma saída e uma perda gestacional nessa paciente.

Então é um procedimento relativamente simples, a paciente tem que ser internada, ser submetida a anestesia. São feitos um ou dois pontos, que depois na época oportuna, quando a paciente entra em trabalho de parto e vai ser submetida a um parto normal, nós retiramos esse ponto. Ou a paciente, por algum motivo foi submetida à cesárea, nos retiramos esse ponto e a paciente consegue terminar a sua gestação. Então isso seria a Cerclagem cervical.

Se você gostou deste vídeo dê um like, inscreva-se nosso canal para continuar recebendo mais informações sobre reprodução humana.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira

Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 525 - conj. 52
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

plugins premium WordPress