Indicação para Fertilização in vitro

Nem sempre os casais que desejam ter filhos conseguem uma gestação por vias naturais. Isso pode estar relacionado ao planejamento de vida feito por eles ou a problemas de fertilidade, seja masculino ou feminino.

Quando isso acontece, as técnicas de reprodução assistida podem ser uma ótima opção para esses casais que desejam constituir uma família.  A fertilização in vitro, por exemplo, é um método bastante procurado e eficaz, sendo a melhor alternativa em diversos casos.

Mas, você sabe exatamente quando a FIV é indicada? Preparamos este artigo para apresentar as principais situações em que o tratamento se mostra uma grande solução. Então, continue lendo para saber se essa técnica também é recomendada para você.  

As principais indicações da fertilização in vitro

Existem várias situações em que a gravidez por vias naturais acaba sendo impossibilitada. Geralmente, quando o casal já tentou diversas vezes a gravidez, mas não conseguiu realizar o sonho de ter filho, é o momento de investigar o que está acontecendo e analisar a possibilidade de realização das técnicas de reprodução assistida, como fertilização in vitro.

Nos últimos anos, a FIV passou por inúmeras evoluções que possibilitaram um aumento expressivo nas chances de gravidez. Assim, cada caso é estudado com cautela por um mês, para que o tratamento seja feito com atenção aos mínimos detalhes, e resulte numa gestação bem sucedida.

Veja também: Fertilização in Vitro – Implantação.

Idade avançada

Muitas vezes, a escolha da mulher ou do casal é estabilizar sua carreira, situação financeira e a vida de um modo geral, para depois constituir família. No entanto, principalmente no caso das mulheres, pode acontecer o envelhecimento dos gametas. Então, conforme sua idade avança, as chances de engravidar começam a ficar gradativamente menores.

Neste caso, existe a possibilidade de ela congelar seus óvulos quando eles ainda estão no ápice da fertilidade, para o momento em que decidir realizar uma fertilização in vitro. Isso aumenta as chances de uma gravidez bem-sucedida, e possibilita planejar com cautela a maternidade.

Mas, também pode acontecer de uma mulher receber doações de óvulos para realizar o sonho de ser mãe, mesmo não tendo preservado os seus gametas. Sendo assim, sempre que a idade estiver desfavorecendo a gravidez natural, é possível recorrer à fertilização in vitro.

Problemas de fertilidade feminina

A gravidez natural pode não ocorrer por conta de problemas com a fertilidade da mulher, e isso se dá em diversos casos, como:

  • Bloqueio das trompas;
  • Anormalidade em algumas estruturas do aparelho reprodutor;
  • Distúrbios da ovulação;
  • Falência ovariana;
  • Endometriose;
  • Infertilidade sem causa diagnosticada.

Problemas de fertilidade masculina

A dificuldade para engravidar pode não estar relacionada com a mulher, mas sim com o seu companheiro. Afinal, é necessária uma boa qualidade dos gametas masculinos e femininos para que a gestação seja bem-sucedida.

Sendo assim, alguns problemas no homem que levam à indicação da fertilização in vitro são:

  • Baixa contagem de espermatozoides;
  • Problemas de motilidade ou morfologia dos gametas;
  • Ausência de espermatozoides no sêmen.

A FIV é recomendada quando o casal já tentou outros métodos, e mesmo assim não obteve sucesso na fecundação do óvulo. Casais com dificuldades para engravidar encontram na fertilização in vitro uma ótima alternativa para terem um filho.

O procedimento é muito seguro e possui excelentes taxas de sucesso. Mas, é importante o acompanhamento profissional, e é fundamental optar por uma clínica com profissionais de confiança, a fim de cumprir cada etapa no momento certo e aumentar ainda mais as chances de uma gestação saudável.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp