FIV (Fertilização in Vitro): o que acontece com o embrião depois da transferência?

Se você pesquisa a respeito de reprodução assistida com certeza já deve ter percebido que existem muitas informações sobre a FIV (fertilização in vitro) no que se refere à preparação do embrião. No entanto, o processo não termina aí, porque em seguida é realizada a transferência dele para o útero.

Mas o que será que acontece depois que esse procedimento é realizado? Preparamos este artigo para explicar quais são as fases do embrião quando ele já está no organismo da mulher, e ainda apresentaremos algumas etapas importantes do desenvolvimento do feto até tornar-se um bebê e estar pronto para nascer. Acompanhe!

Entenda como funciona o processo de Fertilização in Vitro!

Os embriões de 3 e 5 dias

Os casais ou mulheres que desejam se submeter à FIV passam por diversas etapas que precisam acontecer para se chegar ao desenvolvimento de um embrião saudável. Quando se alcança bons resultados é escolhido um ou mais embriões para serem transferidos para o útero, e somente depois que o exame de HCG apresenta resultado positivo a mulher é dada como grávida.

Para fazer essa transferência é necessário que os embriões tenham completado 3 ou 5 dias, a fim de viabilizar o procedimento. Nesse caso, as etapas pelas quais eles passam no organismo da mulher são diferentes em função da sua fase de desenvolvimento.

Embriões com 3 dias

Os embriões com idade de 3 dias, assim que transferidos para o útero continuam seu desenvolvimento e, no 3º, o blastocisto começa  a sair da zona de pelúcida, sua casca, digamos assim.

No 4º dia ele começa a se implantar no útero, sendo que o processo de implantação se completa no 7º dia. Nesse momento também começam a se formar a placenta e o feto. No 8º dia da transferência o hormônio gonadotrofina coriônica (hCG) está presente na corrente sanguínea da mulher.

No 9º e 10º dias o desenvolvimento do feto continua e o nível do hormônio hCG permanece em elevação, sendo que no 11º dia ele já pode ser detectado por meio do exame de sangue e a mulher é considerada grávida.

Embriões com 5 dias

Quando os embriões são transferidos para o útero com idade de 5 dias eles já se encontram na zona pelúcida e no 2º dia a implantação se inicia. No 5º esse processo já está completo e a placenta e o feto começam a desenvolver. Em seguida, o hCG circula na corrente sanguínea da mãe e pode ser detectado no 9º dia por meio do exame de sangue.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

11 3045-5205
11 3045-2391
11 3848-0014

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp