Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico ou SOP é um distúrbio endócrino que ocorre devido a alterações hormonais. A SOP leva à formação de cistos nos ovários em mulheres em idade reprodutiva, entre 20 e 30 anos de idade.

Características

Suas principais características são as seguintes: menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e pequenos cistos nos ovários.

Causas Comuns

  • Origem Genética: Ainda não se sabe qual sua principal causa. A principal hipótese é que ela tenha uma origem genética e alguns estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência a reação da insulina no organismo, gerando assim um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provoca um desequilíbrio hormonal.
  • Fatores Ambientais: Por mais que não apresentem padrões, fatores ambientais também podem contribuir para esta síndrome.

Sintomas

Alguns sinais podem surgir, como:

  • Falta de Ovulação: Esse é um dos principais sintomas da síndrome.
  • Atrasos na Menstruação: Desde a primeira ocorrência do fluxo.
  • Outros Sintomas: Acne, obesidade e o aumento de pelos no rosto, seios e abdômen. E em alguns casos mais graves pode ocorrer o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.

Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos, são necessários o exame clínico, exames laboratoriais e o ultrassom ginecológico.

Através do ultrassom, a doença é percebida pelo aparecimento de alguns folículos na superfície de cada ovário. O ultrassom precisa ser feito entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual. A mulher não pode ser virgem, pois deve se dar preferência à técnica do ultrassom transvaginal. Esses resultados não se aplicam a mulheres que tomam a pílula anticoncepcional. Caso tenha um folículo dominante ou um corpo lúteo, é importante refazer o ultrassom em outro momento do ciclo menstrual, para melhorar a precisão do diagnóstico.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp