O que é receptividade endometrial

Tecido endométrio

Endométrio é a camada que reveste o útero por dentro e descama todo mês na forma de mensuração da paciente que não engravidou.

O ciclo menstrual, a formação do endométrio e da descamação, é uma espera mensal da chegada do embrião dentro do útero.

Não havendo a gravidez, o endométrio descama e começa um novo ciclo menstrual.

Receptividade endometrial

A receptividade endometrial é a capacidade do endométrio em receber o embrião e começar uma gestação.

Para que a gestação ocorra, tanto naturalmente quanto espontaneamente, no tratamento nós temos uma interação entre embrião e o endométrio. É como jogar uma semente no terreno, para que essa semente germine é necessário ser semeada em um terreno fértil.

Fazendo uma analogia em reprodução humana, o endométrio é o solo fértil para que uma nova gravidez se inicie.

O que mais se estuda hoje é a questão da receptividade endometrial, porque nós colocamos embriões de boa qualidade em muitas pacientes e elas não engravidam? É necessário entender esse binômio embrião-endométrio.

O endométrio pode ter uma série de patologias, pólipos, processos inflamatórios e alterações imunológicas que fazem com que o embrião não se desenvolva.

A receptividade do material é um assunto muito estudado hoje em dia. Se entendermos todas as alterações que ocorrem nos genes dessas células endometriais e os processos inflamatórios que podem ocorrer nessa região, daremos um grande passo para aumentar as chances de engravidar, seja espontaneamente ou nos tratamentos de reprodução assistida.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp