FIV (Fertilização in Vitro): O que é receptividade endometrial?

O que é receptividade endometrial?

Para que um procedimento de FIV (fertilização in vitro) tenha sucesso, é preciso que todos os fatores envolvidos estejam favoráveis, a fim de garantir que a gravidez de fato ocorra. Sendo assim, a qualidade de gametas, a saúde orgânica da mulher e também a receptividade endometrial são importantes, afinal, o corpo deve estar preparado para a implantação do embrião.  Por isso, essa é uma fase crucial para definir se haverá ou não uma gravidez.

Preparamos então este artigo, para falar um pouco mais sobre essa etapa do ciclo reprodutivo. Continue lendo para entender o que é a receptividade endometrial, e de que forma ela interfere na implantação.

O endométrio e a receptividade endometrial

O interior do útero da mulher é revestido por um tecido que recebe o nome de endométrio. Ele é o responsável por formar uma camada que possibilita que o embrião seja fixado no útero para que exista uma gravidez. Quando isso não ocorre, o endométrio se descama e produz o sangue menstrual.

A sua espessura varia de acordo com os estímulos hormonais que recebe, sendo que o melhor momento para a implantação de um embrião é quando o endométrio está no máximo de sua espessura. Essa fase recebe o nome de receptividade endometrial.

Isso significa que o tecido está pronto para que o embrião se fixe nele, ou seja, as chances de sucesso da fertilização in vitro são muito maiores, principalmente quando o especialista calcula o momento exato para fazer a transferência do embrião para o útero.

Veja também: O que acontece com o embrião depois da transferência?

Quando ocorre a receptividade endometrial?

A receptividade endometrial é a característica desse tecido que consiste no maior favorecimento da implantação do embrião. Esse período, chamado de janela de implantação, é considerado o mais propício para acontecer a gravidez.

Para mulheres com ciclo menstrual regular de 28 dias, a janela costuma ocorrer entre o 19º e o 21º dias do ciclo, ou seja, tem duração de três dias. Mas, para uma minoria de mulheres, acontece a janela de implantação deslocada. Cerca de 3 em cada 10 apresentam essa característica.

Neste caso, a maior espessura do endométrio pode acontecer antes do 19º ou depois do 21º dia do ciclo. Por isso, caberá ao especialista que realizará a FIV identificar a janela de implantação, deslocada ou não, para calcular o momento mais propício para a transferência do embrião para o útero, garantindo sua fixação no endométrio.

Como o profissional calcula a janela de implantação?

Para algumas mulheres, é realizado um preparo do endométrio com o uso de hormônios, sendo o estradiol e a progesterona. Assim, é possível determinar com uma precisão maior o momento exato de fazer a transferência do embrião.

É feito o acompanhamento da paciente para administrar os hormônios no momento certo, e então realizar a biópsia do endométrio para observar se a receptividade endometrial já está acontecendo.

Mas, também é possível aguardar o ciclo regular da mulher para que a receptividade aconteça de maneira natural. Neste caso, a ovulação é espontânea, sem a necessidade de administrar hormônios, e o momento da biópsia endometrial poderá variar de acordo com o período esperado para ovulação da mulher.

Por causa desses muitos detalhes é que se faz importante a fertilização in vitro em uma clínica especializada, e com profissionais experientes neste método. Deste modo, todas essas etapas serão acompanhadas rigorosamente para aumentar as chances de sucesso.

É importante aguardar o momento ideal da receptividade endometrial, para que o corpo da mulher esteja pronto para a implantação do embrião. Assim, reduzimos as chances de falhas nas tentativas e torna possível o sonho de uma gestação.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp