Fertilidade masculina

A infertilidade não é um problema exclusivo da mulher, o homem também pode ser infértil. As principais causas do problema nos homens, são: processos infecciosos, exposição a toxinas, varicocele, obstrução dos ductos de transporte, fatores genéticos e alterações hormonais.

Impotência e fertilidade

A infertilidade na maioria das vezes não está associada a impotência. Diferentes células no testículo são responsáveis pela produção dos espermatozoides -fertilidade- e da testosterona -potência sexual-. É bastante frequente que o homem com alteração no sêmen apresente nível normal de testosterona.

Idade

A idade do homem altera de modo muito mais sutil que nas mulheres a fertilidade. São mínimas as evidências de mudanças na fertilidade masculina relacionadas a idade.

Diagnóstico

O principal exame realizado no homem é o espermograma, que deve ser realizado depois de 2 a 5 dias de abstinência sexual e, repetido após alguns dias, conforme indicação do especialista. O exame visa avaliar o volume do sêmen, a concentração, o número, a motilidade e a morfologia dos espermatozoides e a presença de inflamação.

Doutor Armindo

CRM 45547

Ginecologista e especialista em reprodução humana

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira

Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp