Atividades Físicas em Excesso podem Reduzir a Fertilidade?

Diariamente, presenciamos na internet que alguns fatores, como a obesidade, a cafeína e exercícios físicos em excesso podem reduzir as chances de gravidez. Mas não há comprovação científica de que o estilo de vida possa comprometer a fertilidade humana.

Porém, percebemos clinicamente que baixos índices de gordura corporal podem ser associados à falta de fertilidade feminina. Por esse motivo, mulheres com índice de massa corporal abaixo de 25 kg/m² precisam reduzir as suas atividades físicas para no máximo 5 horas por semana, para aumentar o seu nível de fertilidade.

A intensidade e a duração dos exercícios também podem influenciar. Em alguns estudos, a atividade física intensa foi diretamente ligada à ovulação, enquanto outros níveis de exercícios não demonstraram uma associação significativa.

Atividades Físicas Intensas x Ovulação

Os efeitos negativos das atividades físicas intensas podem estar relacionados a diferentes fatores de falta de fertilidade, como: redução da síntese de progesterona pelo corpo lúteo em mulheres ovulatórias, alteração na síntese e liberação do GnRH, acarretando disfunção hipotálamo-hipofisária e alterações nos níveis de leptina.

Foram feitos estudos com mulheres que praticavam atividades físicas intensas, como: Ciclismo, Natação, Aeróbica, Ginástica e Corrida.

Nesses casos, acabou sendo percebida a redução da fecundidade, entretanto, esse efeito acabou sendo limitado a mulheres com um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25 kg/m².

Em mulheres com sobrepeso ou obesas, houve um efeito ligeiramente positivo em todos os níveis de exercícios. Então, para manter bons níveis de ovulação, o recomendável é a prática constante das atividades físicas, mas com moderação.

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira
Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.

Dr. Armindo
Dias Teixeira


CRM 45547

Rua Afonso Braz, 656 - conj. 21
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
CEP: 04511-001

contato@doutorarmindo.com.br

(11) 3288-5282

WhatsApp Entre em contato via Whatsapp