Como engravidar de gêmeos?

Assim como alguns casais desejam ter uma menina, ou menino, há aqueles que não querem apenas um filho, mas sim, gêmeos. Eles buscam por meios de engravidar de gêmeos para que possam concretizar esse sonho, e este post explicará como isso é possível.

Continue lendo para entender como ocorre a gravidez gemelar, se ela pode ser alcançada por vias naturais, se há dicas para que isso seja facilitado, entre outras informações sobre esse assunto.

Leia também: Posso escolher o sexo do bebê?

Quando acontece a gravidez de gêmeos?

A gravidez de gêmeos, ou gemelar, e aquela em que mais de um embrião se desenvolve numa mesma gestação. Assim, ao invés de ter apenas um bebê, a mulher tem dois, e esse número pode aumentar para 3, 4 ou até mais filhos.

Engravidar de gêmeos pode acontecer de duas maneiras:

Gêmeos bivitelínicos

A primeira ocorre quando a mulher libera mais de um óvulo. Naturalmente em cada mês o organismo da mulher libera somente um óvulo para ser fecundado, mas pode acontecer de ela liberar mais de um.

Se ambos forem fecundados por dois espermatozoides, então temos a gravidez de gêmeos bivitelínicos, ou os gêmeos não idênticos. Isso porque duas células diferentes da mulher e do homem se uniram.

 

Gêmeos univitelínicos

A segunda forma de engravidar de gêmeos ocorre quando o embrião se divide em dois. A mulher libera apenas um óvulo, ele é fecundado por somente um espermatozoide, e gera o embrião. Mas em algum estágio do seu desenvolvimento ele se divide e gera um gêmeo.

Nesse caso temos os gêmeos univitelínicos,b, já que trata-se, se podemos assim dizer, de uma cópia do embrião já existente. Ambos carregam o mesmo DNA, e por isso, eles são iguais em sua aparência, já que possuem os mesmos genes.

 

Como engravidar naturalmente de gêmeos?

Como você pôde ver, a gravidez gemelar é um processo que acontece de forma natural e espontânea. Porém, não é possível conseguir alcançar isso por meio de métodos, hábitos, dicas ou receitas caseiras.

Existem rumores de que esse ou aquele alimento, talvez uma época do mês, entre outros, possam favorecer a gravidez de gêmeos, mas isso não é verdade. Afinal, como dito, é um processo natural que acontece no organismo da mulher, seja na ovulação ou no desenvolvimento do embrião.

O que acontece é que certas famílias apresentam maiores chances de gravidez gemelar. Assim, se há casos de gêmeos entre os parentes da mulher, então, as chances de que ela engravide de gêmeos será maior.

Existem algumas substâncias que estimulam os ovários a liberarem mais de um óvulo, porém, não é recomendado utilizá-las sem indicação médica. Isso porque esses medicamentos atuam sobre o organismo da mulher, podendo causar reações indesejadas. E também porque existe a chance de uma gravidez com vários embriões.

 

 

As técnicas de reprodução assistida ajudam a engravidar de gêmeos?

Essa é uma forma segura de tentar engravidar de gêmeos, porque é acompanhada por especialistas e, sim, elas ajudam a aumentar as chances. Isso acontece porque há o estímulo dos ovários para liberarem mais de um óvulo, a fim de aumentarem as chances de a mulher engravidar, e assim, ela pode ter dois bebês ao mesmo tempo.

Também porque na fertilização in vitro podem ser introduzidos no útero da mulher mais de um embrião, e com isso, as chances de que dois consigam se implantar são maiores e a mulher pode ter gêmeos também.

Por isso, se o casal desejar de fato ter dois filhos em uma mesma gestação, pode recorrer a uma clínica de reprodução para que tenha maiores chances do que se tentassem por vias naturais.

A mulher pode ter gêmeos com pais diferentes?

Essa é uma condição rara, mas que também pode acontecer. Casos assim são chamados de super fecundação heteroparental. Para que aconteçam depende-se de vários fatores, como a mulher liberar dois óvulos no mesmo ciclo, manter relações com homens diferentes nesse mesmo período e os dois óvulos serem fecundados por células de dois homens.

Nesse caso ela terá a gravidez de gêmeos não idênticos, já que dois óvulos diferentes foram fecundados e os pais também são distintos.

Para quem realmente deseja engravidar de gêmeos uma opção, então, é recorrer ao método de reprodução assistida. Mas vale lembrar que existem normas a serem seguidas e os médicos devem respeitá-las. Por isso, antes de criar expectativas sobre, por exemplo, ter um casal de gêmeos, converse com o especialista para conhecer essas normas.

Doutor Armindo

Ginecologista e especialista em reprodução humana

Entre em contato

Doutor Armindo Dias Teixeira

Médico ginecologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em medicina reprodutiva e cirurgia minimamente invasiva.